Dúvidas frequentes sobre a pílula anticoncepcional

Toda mulher engorda quando começa a tomar pílula anticoncepcional?

Não há provas de que este método tenha relação com o aumento de peso. O que pode ocorrer é uma retenção de líquidos, levando ao inchaço, mas isso dependendo do tipo de hormônio contido no produto. Um estudo recente analisou 44 pesquisas na área e não foi encontrada nenhuma evidência entre que o uso de contraceptivos orais tenha relação com o ganho de peso. Os cientistas verificaram produtos com hormônios e dosagens diferentes.

Mulher que toma pílula e outros medicamentos corre risco de engravidar?

Sim, a eficácia da pílula pode ser reduzida quando associada ao uso de algumas medicações ao mesmo tempo. Anticonvulsivantes como: fenitoína, carbamazepina, primidona, barbitúrico, topiramato e carbamazepina alteram o efeito dos métodos hormonais contraceptivos como a pílula, o adesivo transdérmico e o anel vaginal. Em função disso, é aconselhável que mulheres, que precisem tomar esses fármacos, não utilizem anticoncepcionais hormonais, exceto Depo-Provera, injeção anticoncepcional de progestágeno. Entretanto, existem outros anticonvulsivantes que não apresentam redução da eficácia contraceptiva. São eles: Gabapentina, Lamotrigina (há exceções), Levetiracetam e Tiagabina. O contrário também pode ocorrer, pois alguns contraceptivos orais podem reduzir a eficácia da Lamotrigina.

O antibiótico Rifampicina pode afetar o resultado do contraceptivo hormonal. Já outros como penicilina, tetraciclina e cefalexina não afetam a ação dos métodos contraceptivos. A erva de São João, suplemento à base de plantas, para tratar a depressão, também pode reduzir a eficácia das pílulas anticoncepcionais. Ou seja, sempre converse com o seu médico sobre os medicamentos que você utiliza.

A pílula afeta o desejo sexual da mulher?

Em geral, não existe relação entre a perda da libido e o uso de contraceptivos orais. No entanto, pode haver queda no desejo sexual se o anticoncepcional provocar interferência na concentração do hormônio testosterona. Agende avaliação médica se perceber esse tipo de alteração.

Pode-se  emendar duas cartelas quando não quiser menstruar durante uma viagem?

Sim, deixar  de menstruar, emendando as cartelas, não altera a eficácia do anticoncepcional.

A pílula pode alterar o humor da mulher?

A pílula ajuda a controlar as alterações de humor associadas à TPM. Os contraceptivos orais são verdadeiros combatentes da tensão pré-menstrual. A pílula melhora o humor porque atua diretamente nas dores e nos sintomas que acompanham a menstruação.

Fumar e tomar pílula faz mal à saúde ?

Sim, o cigarro não afeta a eficácia do contraceptivo oral, mas a combinação entre as substâncias presentes no fumo e pílula afetam o fígado, aumentando as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e tromboses venosas, principalmente em mulheres com histórico familiar para essas doenças. Largue esse cigarro já!

A pílula causa câncer?

O uso contínuo de contraceptivos orais protege a mulher contra o câncer de ovário, endométrio e de intestino. As pílulas que contém estrogênio em sua formulação podem aumentar a probabilidade de desenvolver câncer de mama em pacientes com histórico familiar para a doença.

O  uso da pílula anticoncepcional provoca acne?

Não, o contraceptivo oral pode até ajudar a tratar o problema. Quando as mulheres possuem maior taxa de hormônios masculinos, que causam acne, a pílula equilibra estes níveis, resolvendo o problema.